Por que seu cachorro gosta de dormir com você

Por que seu cachorro gosta de dormir com você?

Gostou? Então compartilhe!

Neste artigo vou explicar por que seu cachorro gosta de dormir com você, seja no seu quarto, ao pé da sua cama, tocando seus pés ou até mesmo em casos extremos, na mesma cama que você.

Vou explicar a vocês porque isso é tão comum e, depois, como veterinário, tenho que lhes prevenir de alguns riscos que tornam desaconselhável dormir com um cachorro. Ok? 

A primeira razão pela qual o cachorro gosta de dormir com você, basicamente na mesma cama, é porque o cachorro é um animal tremendamente social, nisso ele se diferencia bastante do gato, que costuma ser mais independente.

O cachorro e sua versão selvagem, o lobo, é um animal tremendamente social, que não gosta de ficar sozinho, precisa de companhia, é um animal de grupo e identifica ou reconhece você como parte desse grupo.

Ele não lhe vê como um ser diferente, ele vê você como parte do grupo dele, como parte da família dele.

Se um lobo-do-mato quando está na natureza dorme com seus congêneres, o cachorro doméstico entende que tanto você quanto um cachorro que você tiver, ambos vão querer sempre dormir com você, e quando você não estiver presente eles vão se controlar e também se darão bem juntos.

Por que os cães gostam de dormir conosco?

Por que seu cachorro gosta de dormir com você

A segunda razão, e esta é verdadeira, linda e encantadora. O seu cachorro tem um instinto protetor muito forte em relação a nós.

Não é assim com o gato (sinto muito, mas é verdade), pois pode ser que você esteja no chão tendo uma convulsão e o gato passa calmamente ao seu lado e nem sequer dá atenção, não é verdade?

Mas, por outro lado, o cachorro se preocupa muito, mas muito com você, ele entende que dormir com você é para te proteger, ele tem esse instinto, isso é algo encantador e você tem que reconhecer isso.

Isso é algo que faz do cachorro um animal único, pouquíssimos animais na natureza têm esse instinto protetor em relação ao homem, foi algo que os cachorros herdaram de milhares e milhares de anos de domesticação vivendo conosco, assim eles obtiveram esse caráter.

Para muitos cachorros também é importante dormir com você, porque, como eu disse antes, existem cachorros nos quais alguns mais do que outros, porém a maioria tem esse instinto protetor, e não só amam os donos, mas também se sentem mais seguros com eles.

Para o cachorro que não é o dominante na relação humano-animal, dormir com você é uma forma de ter aquela proteção de um líder, ele te vê como líder do clã e precisa ter você como referência o mais próximo possível, até mesmo nessas horas de descanso.

Por que cachorro gosta de dormir encostado no dono?

Outra causa também encantadora e muito agradável é que o cachorro busca o seu calor. Na natureza, o lobo dorme em um esconderijo, ou em outro abrigo,

eles se juntam para dormir e também para se proteger do frio, para dar calor um ao outro, então o cachorro também herdou esse comportamento: buscar sentir o seu calor de um jeito melhor.

Você se levanta e enquanto você está no banheiro seu cachorro se deita assim que você saiu da cama?

É porque estava quentinha, e esse calor o conforta muito, e isso é muitíssimo agradável, não só pelo seu cheiro, mas também por aquele calor que você deixou na cama.

Por que cachorro gosta de dormir encostado no dono

Outra razão pela qual seu cachorro provavelmente gosta de dormir com você é porque ele não gosta diretamente da cama dele, ou o lugar onde ele dorme não é tão agradável.

Não quero dizer que ele tenha um colchão da melhor ou pior qualidade (o que também pode ser o caso) mas por exemplo:

a cama onde ele costuma dormir é estirada ou movida e agora está em um lugar onde talvez exista uma corrente de ar que esteja perto de uma porta e para o cachorro isso é desagradável, se você associar isto do calor do instinto protetor etc. 

Bem, já temos a combinação perfeita para que o cachorro prefira dormir na sua cama.

Por que seu cachorro gosta de dormir com você? Amor e carinho!

Por último: e isso também é algo encantador, é que ele demonstra que ama você!

O cachorro não vai dormir com um humano a quem ele não tem um mínimo de carinho e note principalmente que entre as pessoas que fazem parte da família ou que vivem juntas em uma casa,

o cachorro sempre dorme mais com a pessoa que ele ama mais, que na maioria dos casos geralmente é a mulher,

porque a mulher se preocupa mais em alimentar ele, cuidar dele e levá-lo para passear, mais do que o homem, porque a verdade é que a maioria de nós é um pouco mais preguiçoso, não todos somos assim,

mas é verdade que o homem é um pouco mais descuidado e é por isso que os cachorros preferem dormir com a mulher, porque ela é a pessoa que melhor cuida dele.

Veja também:

Sinais que seu cão confia em você

Sinais de que seu cachorro está muito feliz e saudável

Agora vem a pergunta de milhões: é bom ou ruim dormir com o cachorro? 

Por que seu cachorro gosta de dormir com você

Existem muitos fatores aqui, muitas coisas para falar. Eu entendo que no começo todos nós gostamos de dormir com um cachorro, eu também gosto e desde criança eu dormia com um cachorro também.

Mas quando você estuda sobre isto, você vê coisas que inicialmente não são boas para o próprio cachorro, e em segundo lugar elas não são boas para você.

Mas não é bom para o cachorro em si por quê?

 Porque, por exemplo: existe a famosa síndrome do hiper apego.

 A síndrome do hiper apego ocorre com cães que nunca sabem ficar sozinhos, e se o cachorro se acostumar a dormir com você, sempre haverá um grande problema de ele ficar sozinho.

Quando você sai de casa você sabe que ele destrói a sua casa, ou então você a encontra normal, inteira, mas vê o pobre animal chorando, e em outros casos não há meio-termo, ou ele destrói sua casa, ou você o vê chorando.

É um cachorro que não sabe viver sem você, e esse ato dele dormir com você potencializa esse efeito, pois ele praticamente não vai conseguir sair de casa, e isso é apenas uma das muitas coisas que não são boas para o cachorro.

Por que seu cachorro gosta de dormir com você

Isso é o mais marcante, mas há coisas que realmente não são boas para você, sinto muito. 

Mas você diz: bem, eu cuido, limpo, e eu vacino o meu cachorro, eu acho isso fantástico, isso é maravilhoso, todos nós sabemos, mas por mais vacinado e vermífugo que o cachorro esteja,

você não pode evitar que ele cheire cocô ou o bumbum de outro cachorro quando ele sair, e você não sabe como esse cachorro da rua está ou o que há nesse cocô, e é por isso que este artigo descreve o que expliquei a você, de maneira justa, sem desrespeitar ninguém.

Como veterinário, você não vai mais permitir que ele durma com você, posto que é um risco para a sua saúde. Ok? Bem, isso é tudo, muito obrigado e até mais. Tchau!

E não se esqueça de curtir e compartilhar esse artigo com seus amigos e amigas que amam um doguinho. E inscreva-se no nosso Canal Amor por Animais

Gostou? Então compartilhe!

Veja também

Comentário

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments