Os cachorros sentem falta dos donos quando eles saem

Os cachorros sentem falta dos donos quando eles saem?

Gostou? Então compartilhe!

Qualquer pessoa com um cão sabe que é difícil deixá-lo para trás. Seja no trabalho ou nas férias, eles sempre querem vir conosco e parecem tão desolados quando percebem que estamos indo sem eles.

Mas será que eles realmente sentem a nossa falta? Ou será que eles querem apenas explorar o mundo exterior? E o que seu cão faz quando você o sozinho?

Fique atento enquanto destrinchamos estes tópicos e muito mais neste artigo sobre os cachorros sentem falta dos donos quando eles saem?

O que acontece com os cães quando você os deixa sozinhos? 

Os cachorros sentem falta dos donos quando eles saem

Um estudo realizado na Suécia gravou doze cães e monitorou seu ritmo cardíaco e sinais vitais quando deixados sozinhos em seu ambiente doméstico.

O objetivo deste estudo era investigar como o bem-estar dos cães era afetado pelo tempo em que estavam sozinhos.

O estudo revelou que os cães tendiam a ser passivos, dormindo ou descansando a maior parte do tempo enquanto estavam sozinhos em casa.

Os cães são criaturas sociais, portanto, tipicamente, se deixados sozinhos, eles provavelmente dormem ou olham pelas janelas ao invés de se entreterem brincando com brinquedos.

Curiosamente, os cães do estudo passaram a maioria de seu tempo perto da porta de entrada, talvez esperando pelo dono.

O estudo também examinou como os cães reagem quando seus donos voltam.

Os pesquisadores observaram que o ritmo cardíaco do cão aumenta em cerca de 10% quando eles veem seu humano, mostrando excitação para se reunir com seus donos.

Os cães também mostraram mais tremores corporais ao se reunirem após um tempo mais longo de separação.

Muitas vezes os cães tremem para reordenar o pelo depois de se deitarem por um longo tempo.

Mas o tremor do corpo também tem sido sugerido como uma expressão de alívio após um evento estressante. 

Os cachorros sentem falta dos donos quando eles saem? 

Cachorro sente saudade do dono

Os cientistas de Cognição Animal da Universidade Emory treinaram um grupo de cães para entrar voluntariamente em uma máquina de ressonância magnética e ficar lá para que pudéssemos estudar seus cérebros e comportamento.

Os cientistas deram aos cães cinco centavos o cheiro de um humano familiar e estranho, o cheiro de um cão familiar e estranho, e o próprio cheiro do cão.

O que eles descobriram foi que uma certa região cerebral associada ao prazer foi ativada pelo cheiro do humano familiar.

Os cães tinham uma associação positiva com esse humano. Mas isto não explica realmente se os cães sentem a nossa falta quando partimos ou se eles simplesmente sentem falta de companhia familiar.

Outro estudo, publicado em Processos Comportamentais, analisou como o comportamento dos cães mudou em torno de pessoas com diferentes níveis de familiaridade.

Em um dos experimentos, os cientistas colocam os cães em uma sala desconhecida com três participantes humanos, seu dono, uma pessoa familiar e um estranho.

Quando os participantes humanos deixaram a sala, os cientistas observaram que os cães esperavam atrás de uma porta pela qual seu dono passava, mas não os outros humanos.

Outros estudos foram conduzidos sobre se os cães podem julgar por quanto tempo seus donos estiveram ausentes e se eles sentiram falta de seus humanos mais intensamente com o tempo. 

Um experimento conduzido por pesquisadores suecos em 2011 colocou câmeras escondidas que registraram como os cães reagiram quando seus humanos estavam fora por meia hora, 2 horas e 4 horas.

O experimento mostrou que os cães cumprimentaram seus donos com maior entusiasmo quando seus humanos os deixaram sozinhos por 2 horas em vez de apenas meia hora,

o que sugere que os cães podem realmente perceber a diferença entre estes tempos.

No entanto, os cães não reagiram de forma diferente quando seus humanos estiveram ausentes por 2 horas em relação às 4 horas.

Tudo o que podemos dizer conclusivamente a partir dos estudos que temos é que os cães podem sentir a diferença entre períodos curtos e longos de separação.

Eles reagem diferentemente quando seu dono está ausente por um longo período de tempo em comparação com um período mais curto.

Mas lembre-se, a percepção que um cão tem do tempo difere da nossa percepção humana. 

Os cachorros sabem contar as horas? 

Os cachorros sentem falta de seus tutores

Os cães podem não usar relógios para contar as horas como os humanos fazem, mas eles são ótimos em seguir um cronograma.

A maioria dos donos de cães confirma que seus cães podem senti-los voltando para casa muito antes de qualquer cão humano.

Seu cão aprendeu sua agenda e saber aproximadamente quando esperar que você volte para casa a cada dia.

Mesmo que você chegue em casa em uma hora estranha, seu cão pode escolher o som de seu carro particular descendo a rua e eles estão sempre escutando o som.

Se você pega o trem e muitas vezes chega em casa às 4h30, seu cão pode ser ficar ligado no ônibus local que passa diariamente às 4:25. 

Pode até haver outras pistas para o seu cão, talvez seu cônjuge sempre comece a cozinhar o jantar 1 hora antes de você chegar em casa.

Ou talvez eles alimentem o gato cinco minutos antes de você chegar. Estas são dicas ambientais que seu cão aprendeu a sinalizar a chegada de seu dono.

Além disso, uma experiência mostrou que o olfato de um cão os ajuda a saber quando você está voltando para casa.

Quando você sai de casa, o cheiro que você deixa para trás desvanece a um ritmo regular.

E quando seu cheiro se reduz a um determinado nível, seu cão sente que você está prestes a retornar.

Sobre esta constatação, lembre-se que os odores existem no tempo e os cães percebem que o tempo literalmente cheira diferente ao longo do dia.

A manhã tem um cheiro diferente ao da tarde, que tem um cheiro diferente ao da noite. E os cães se lembram do cheiro de diferentes horas do dia. 

Veja também:

A missão espiritual dos cachorros

Como os cães enxergam o mundo? 

Uma pesquisa sugere que os cães podem receber informações visuais pelo menos 25% mais rápido do que os humanos.

Para os cães, um vídeo do YouTube ou um programa de televisão parecia uma série de imagens cintilantes.

Mas isto significa que os cães podem reagir a ameaças mais rapidamente. Na natureza, os cães podem viver em um estado permanente de matriz,

como o tempo da bala, onde tudo ao seu redor parece estar se movendo em câmera lenta.

Além disso, os cães podem ver o mundo apenas em tons de azul e amarelo.

Cores como o vermelho, laranja e verde estão fora do espectro de cores de um cão, portanto estas cores não são visíveis para os cães.

Mas os cães podem ver as luzes ultravioletas. Seu amigo de quatro patas pode ver muito mais do que você jamais poderia ver.

Os cães frequentemente usam luz ultravioleta para seguir as marcas de urina.

A luz UV também é útil em cães selvagens como um método de detectar e rastrear presas potenciais.

Por quanto tempo um cachorro pode se lembrar de uma pessoa?

Os cachorros sentem falta dos donos quando eles saem

Os cães podem se lembrar do cheiro de seus donos por toda sua vida. Há muitas histórias de cães que reconhecem seus donos muitos anos depois.

Um cão pode sentir o cheiro de um indivíduo que não vê há anos, e a memória de quem esse indivíduo voltará para eles.

A memória de um cão é tão complexa que eles se lembrarão das emoções associadas com seu dono ou com uma pessoa que conheceram.

Quando um cão reconhece um cheiro particular associado a um humano que lhe trouxe alegria, uma parte particular de seu cérebro é acionada e eles se lembram deles.

Portanto, mesmo que seu rosto tenha mudado ou já se passaram anos desde a última vez que você viu seu canino,

seu cão se lembrará de como você cheirava, lembrará como de você os amava e ficará muito entusiasmado ao ver que você voltou. 

Será que os cães sentem nosso humor? 

Os cães não só conseguem reconhecer e perceber nosso humor, mas também são afetados por ele.

Um estudo conduzido por cientistas italianos mostrou que os cães reagem ao estado emocional de seus donos ao cheirá-los.

Eles então adotam esses sentimentos como se fossem seus próprios sentimentos.

Portanto, se você acha que seu cão tem mais probabilidade de dormir ao seu lado quando está se sentindo azul, não é apenas sua imaginação.

Seu amigo fiel e peludo provavelmente está respondendo ao seu estado de espírito. 

Os cães entendem que os amamos quando os beijamos? 

Os cachorros sentem falta dos donos quando eles saem

Os cães não entendem os beijos humanos da mesma forma que os humanos entendem.

Mas, de emparelhamentos repetidos com os tons carinhosos da voz do dono, os cães podem ir além da tolerância aos beijos, para gostar de tudo o que envolve a experiência do beijo.

Mas lembre-se de não beijar um cão estranho. Ao beijar um cachorro, implica em aproximar muito nosso rosto do cão.

E isto é algo com o qual nem todos os cães se sentem à vontade e é muitas vezes percebido como uma ameaça.

Espero que esse artigo tenha saciado sua curiosidade. Curta e compartilhe com seus amigos e não se esqueça de se inscrever no canal: Amor Por Animais.

Gostou? Então compartilhe!

Veja também

Comentário

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments