motivos para não ter um Husky Siberiano

Motivos para não ter um Husky Siberiano

Gostou? Então compartilhe!

Para alguns, é um dos cães mais bonitos. Para outros, seu porte imponente o torna perfeito para muitas coisas. A verdade é que o Husky siberiano é um cão para o trabalho como poucos outros.

Um cão com excelente temperamento, mas que requer alguns cuidados mais extensivos do que outras raças, o que o faz pensar que você está realmente apto a possuir um deles?

Hoje vamos analisar sete razões para não ter um Husky Siberiano. Descobriremos as coisas que você deve saber antes de trazê-los para sua casa.

E depois de saber tudo isso, você poderá decidir se é a raça ideal para sua vida ou se deve procurar por outra. Agora, vamos começar.

1)Eles não são cães de guarda

Uma das ideias mais difundidas que existem sobre o Husky siberiano que as pessoas acreditam é que se trata de um excelente cão de guarda.

Isto se deve ao seu tamanho e olhar que dá a impressão de que eles estão sempre alerta e prontos para atacar se seu proprietário lhes pedir. Mas nada disso é verdade.

Este cão não é recomendado para este trabalho devido a certos fatores encontrados neles. 

O Husky Siberiano é um cão que vê as pessoas da família e até mesmo os estranhos como pessoas de bom coração.

Não estamos brincando quando afirmamos que em poucos minutos pode se tornar o melhor amigo de pessoas que nunca conheceu.

Seu temperamento é muito dócil e ele não vê perigo, pois outras raças de cães são reservadas com estranhos e sempre alertam seu dono de que algo está acontecendo.

Se um husky for o cão de guarda de um lugar, muito provavelmente deixará o estranho passar e o desconhecido irá embora levando tudo enquanto o cão permanece calmamente onde ele estava, como se nada estivesse acontecendo. 

  • Você sabia ? A análise de DNA de restos encontrados na Sibéria revela que estamos lidando com uma das raças de cães mais antigas do mundo, com cerca de 15.000 anos.

Motivos para não ter um Husky Siberiano: Eles tendem a fugir

Motivos para não ter um Husky Siberiano

Quase todos os cães às vezes querem fugir, mas o Husky Siberiano leva isso ao máximo e as dores de cabeça podem facilmente surgir quando o cão não está lá. 

Na maioria dos casos, se o cão não tiver uma coleira, uma etiqueta de identificação ou chip GPS, é provável que se perca para sempre, pois quando corre, parece que nunca olha para trás.

Este cão está sempre em busca de um buraco ou de um lugar onde possa pular e correr até se perder. 

Cachorros da raça Husky Siberiano devem morar em um lugar com uma cerca alta e onde não haja buracos pelos quais possam sair.

Eles também devem ser totalmente identificados e sua energia deve ser esgotada para evitar que este comportamento ocorra.

Lembre-se de que correr centenas de quilômetros é o que eles sempre souberam fazer. Portanto, não deve ser uma surpresa que eles tenham esta atitude na ocasião.

  • Você sabia ?  O Husky Siberiano é um cão com um forte instinto de matilha, por isso não será um cão recomendado se passar longos períodos sozinho, pois pode facilmente desenvolver ansiedade de separação.

3)Soltam muito pelo

Um dos motivos para não ter um husky siberiano é que eles soltam muito pêlo. Nem todas as pessoas gostam de animais e isso é uma coisa muito respeitável, desde que não os maltratem. 

Uma das razões mais frequentemente apresentadas como exemplo é a quantidade de pelo que eles podem soltar. Todos os cães soltam pêlos, é algo natural para eles e é algo que não pode ser mudado.

É verdade, é claro, que existem raças que o fazem sazonalmente ou raramente e mesmo por causa de seu tamanho não é sequer perceptível.

No caso do Husky siberiano, é algo que acontece com frequência e é algo sobre o qual você deve ter em mente antes de levar um para casa.

Embora possa parecer exagerado, a quantidade de pelos que eles soltam dá a sensação de ter um tapete de pelo em partes da casa. 

O pêlo morto cai para dar lugar ao pêlo que cobrirá ou aliviará a temperatura do seu corpo, dependendo da estação do ano, seja no inverno ou no verão.

Um husky siberiano deve ser escovado pelo menos uma vez por semana para remover todos os pêlos mortos.

Entretanto, tais ações trazem coisas benéficas, como a criação de uma conexão especial com o cachorro que irá apreciar este momento.

Esta é uma das razões pelas quais se recomenda que somente pessoas que já conviveram com esta raça antes ou com cães com muito pêlo devem ter um cão assim em sua casa. 

  • Você sabia ?  O Husky Siberiano foi criado para ter a capacidade de tomar decisões diante de possíveis perigos sob a neve ou gelo, para os quais eles têm uma capacidade de decisão muito alta, ao contrário de outras raças.

Você tem um doguinho da raça husky ou já pensou em adotar um? Nos conte na seção de comentários.

4)Eles gostam de cavar

motivos para não ter um Husky Siberiano

Cavar é algo que algumas raças de cães fazem e gostam mais do que outras, e herdaram isso de seus ancestrais.

A principal razão para isto era guardar e proteger os alimentos para que em tempos de extrema dificuldade eles pudessem se alimentar, especialmente no inverno, quando a obtenção de alimentos era uma tarefa quase impossível.

O Husky Siberiano ainda mantém este comportamento que pode aparecer em ocasiões e que você deve saber que é quase impossível de eliminar neles, por isso você tem que aprender a lidar com esse comportamento. 

Em ambientes onde existem jardins pode ser um problema sério e nestas situações é recomendável ter um lugar especial para que eles o façam.

Outra coisa a ter em mente é que se houver uma cerca e suas fundações forem rasas, ela pode facilmente cavá-las e sair por ali.

E como falamos antes, a fuga é uma das coisas que eles fazem mais rapidamente, portanto, se você tem um quintal, é importante dar-lhes um lugar para fazer esta atividade sem nenhum problema para eles ou para você.

  • Você sabia ? Os cães da raça husky podem ter olhos castanhos, âmbar vermelho ou azuis.  É possível encontrar exemplares em que os olhos são de cores diferentes, fenômeno conhecido como heterocromia. 

5)Eles são muito barulhentos

Motivos para não ter um Husky Siberiano

Ter dois ou mais Husky Siberianos pode se tornar um concerto canino de todos os tipos.

Estes animais adoram uivar, embora às vezes latem. Isto é algo que eles não fazem com muita frequência.

Ao contrário, o uivar parece ser a forma como eles se comunicam ou avisam sobre certas coisas.

Não surpreende, pois em alguns filmes de animação, quando há várias Huskys, o uivo parece ativar todos ao mesmo tempo e eles seguem estes sons em sintonia.

Uma das razões para isso é que eles ainda retêm a essência de seus antepassados lobos.

E embora às vezes possamos encontrar o mesmo comportamento em outros cães, em siberianos, é mais comum. 

O problema com esta ação é como pode se tornar irritante, uma vez que uma ambulância ou uma sirene policial ou qualquer som deste tipo é capaz de desencadear esta ação e eles começam a uivar.

E se você tiver vizinhos, eles provavelmente desejariam que isso não acontecesse durante as primeiras horas da manhã. 

  • Você sabia?  É conhecido por uivar ou rosnar e vocalizar em vez de latir.  Isso não significa que eles não sejam capazes disso, e de fato muitos usarão o latido como um pedido de atenção, em estados de empolgação.

6)Eles têm muita energia

Motivos para não ter um Husky Siberiano

No mundo de hoje, todos nós levamos estilos de vida muito apressados e apertados e isso torna um pouco difícil fornecer o conforto e atender às exigências que um cão desta magnitude precisa.

O Husky é um cão de alta energia e merece passeios diários para gastá-la. 

Um Siberiano exigirá passeios de 45 minutos. Este cão requer muita diversão, lugares onde ele possa correr, farejar, descobrir coisas novas e, claro, passar tempo e criar uma conexão com seu dono.

E se você decidir que não vai fazer nada disso? É simples. Você terá um cão ansioso que destruirá absolutamente tudo: desde um móvel da casa, poltronas, até mesmo uma cama em questão de minutos. 

Como já mencionamos anteriormente, inclusive cavar e fugir são coisas que eles farão mais rápido e viverão entediados. Portanto, você deve sempre ter isto em mente. 

  • Você sabia ?  Este é um cão que requer grande estimulação mental, por isso será conveniente fazer exercícios e jogos de cheiro ou resolver problemas com ele diariamente.

Veja também:

Curiosidades e dicas sobre os cães

Piores cães para donos de primeira viagem

7)Porque não ter um Husky Siberiano? O tamanho!

motivos para não ter um Husky Siberiano

Se você vive na cidade ou em um pequeno apartamento, você deve reconsiderar a opção de ter um cão com o tamanho e o peso de um husky.

Tais lugares não são adequados para eles, pois precisam de espaço para correr, ir de um lugar para o outro sem o perigo de derrubar as coisas e sentir-se úteis e que estão fazendo algo.

Caso contrário, eles ficarão entediados e você sabe o que vem depois que isto acontece com eles.

Se você mora perto de um parque ou se compromete a levá-los para uma caminhada diária,

há uma chance de que possa funcionar, mas tudo depende do resultado do teste que você fizer para saber se você tem as condições e o tempo para fazê-lo. 45 minutos por dia é mais do que suficiente.

Seu cachorro chegará cansado e com suas energias esgotadas e procurará um espaço para descansar.

Você pode até mesmo dividir essas horas em duas saídas, se desejar.

O Husky Siberiano, além de ser um cachorro muito bonito, tem um temperamento muito doce e estará sempre disposto a agradar seu dono de todas as maneiras que puder. 

Lembre-se que esta lista foi feita para ajudar as pessoas a entender que um cachorro não é uma coisa que está na moda e que possuir um cão é uma bênção antes de tudo, mas traz consigo responsabilidades importantes.

Bem, por enquanto é tudo. Espero que essas informações tenham sido úteis.

Compartilhe com os seus amigos esse artigo. E se inscreva no nosso canal Amor Por Animais, até a próxima.

Gostou? Então compartilhe!

Veja também

Comentário

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments