Maneiras de encontrar um cachorro perdido

Maneiras de encontrar um cachorro perdido

Gostou? Então compartilhe!

O canal Amor por Animais apresenta: 10 maneiras de encontrar um cachorro perdido.

Olá amigos, bem-vindos ao nosso canal! Nesse artigo vamos falar sobre um assunto que pode ser o pesadelo de muita gente: cachorrinho desaparecido.

Mas fique calmo, pois hoje vamos te apresentar 10 soluções para recuperar o seu melhor amigo e trazê-lo de volta para casa!

Quem já viveu esse tipo de situação sabe como é desesperador, infelizmente podemos nos descuidar e basta alguns momentos de falta de atenção para que o pet escape pelo portão,

ou se solte da coleira durante um passeio. E aí, logo somos tomados por um mix de angústia e culpa, não é mesmo? Mas calma, coisas desses tipos são suscetíveis de acontecer, o importante é que você saiba como agir perante a situação!

Um cachorro perdido deixa a família incompleta e preocupada. É preciso tomar medidas rápidas a fim de encontrar o pet o quanto antes!

Por isso, hoje vamos listar 10 maneiras eficazes de devolver um cãozinho ao seu dono. Acompanhe esse artigo até o final, pois a dica número 1 é realmente infalível.

Vamos juntos encontrar esse cachorrinho fujão?

Perder um animal de estimação é realmente muito angustiante, não há como evitar pensamentos negativos, são várias as preocupações que nos rondam nesse caso, será que o cachorrinho está com medo?

Será que tem fome ou frio? Está longe ou perto? As perguntas são inúmeras, mas uma coisa é certa: quanto mais rápido você agir, maiores serão as chances de ter o seu amigo de volta ao lar.

Por isso, vamos logo para dica de número 10:

10) Comece com o óbvio

Cachorro perdido

Pode parecer óbvio demais dizer para que você comece a procurar seu cãozinho pelo último lugar que você o viu, mas na realidade isso pode ser muito necessário!

Assim que notar que seu cão sumiu, pense em mais ou menos quanto tempo faz que não o vê pela casa.

E então pense na maior distância que ele pode ter percorrido nesse tempo e comece a fazer esse percurso imediatamente.

Não se esquecendo de chamá-lo pelo nome e em voz alta, se ele estiver por perto, certamente atenderá ao seu comando.

Em boa parte das vezes o cachorro não vai tão longe, por isso é tão importante que você comece a procurar pelos lugares mais próximos e mais prováveis, para só depois recorrer aos locais mais distantes da sua casa.

Conforme o tempo for passando, aumente o perímetro de busca na região.

9) Peça ajuda

Maneiras de encontrar um cachorro perdido

Se o tempo começar a passar e você não tiver nenhum sinal do seu amigo, comece a pedir ajuda de outras pessoas, tanto das que moram com você, quanto dos vizinhos.

O período de 24 horas já deve ser considerado como alarmante, portanto você deve tomar atitudes mais enfáticas nas buscas pelo seu cãozinho.

Pergunte a eles se viram o cachorro pelas redondezas, certifique-se de levar uma boa foto dele com você para que seja mais fácil das outras pessoas reconhecê-lo.

Disponibilize seu número de telefone para que possam te informar sobre qualquer pista!

Se for o caso, peça aos vizinhos que deixem você verificar em seus quintais, sempre há a possibilidade do seu cachorro ter se assustado com algum barulho e ter se escondido em algum abrigo. 

8) Espalhe fotos e informações

Como encontrar um cachorro perdido

Se nenhum dos passos anteriores surtiu efeito, é hora de começar a espalhar fotos e informações do seu cãozinho em lugares de grande circulação.

Faça a impressão de uma boa quantidade de panfletos, com informações precisas e uma foto grande e nítida do seu cachorro.

Coloque as informações essenciais, como: nome do cãozinho, o seu número de telefone e endereço.

Fixe os panfletos em locais muito frequentados: pontos de ônibus, supermercados, comércios da sua cidade, igrejas e outros pontos que julgar interessante.

7) Maneiras de encontrar um cachorro perdido: Redes sociais

As redes sociais são ferramentas excelentes para esse tipo de situação. Isso porque, o fácil compartilhamento, faz com que o alcance das informações atinja um número muito maior de pessoas de forma muito mais rápida.

Portanto, faça o seu apelo nas redes sociais o quanto antes! Assim como nos panfletos físicos, você deve usar uma boa foto do seu cãozinho junto de algumas informações essenciais.

Não se esqueça de configurar o post permitindo o compartilhamento, assim muitas pessoas poderão te ajudar a disseminar a busca.

Também é válido procurar por grupos específicos de animais desaparecidos, onde as pessoas geralmente são muito mais engajadas com a causa e poderão te oferecer um suporte maior e talvez até mesmo outras dicas do que fazer para encontrar o seu amigão.

6) Entre em contato com abrigos e ONGs

Meu cachorro fugiu! Como faço para encontrá-lo

Muitas instituições prestam um serviço assistencialista a animais abandonados. Se sua cidade, ou mesmo a cidade vizinha, possuir algum local desse tipo é muito importante que você entre em contato com eles.

Primeiramente porque pode acontecer da própria ONG ter encontrado o seu cachorrinho perdido nas ruas e tê-lo resgatado, ou mesmo alguém pode ter o achado e levado para esses locais.

Em segundo caso, você também pode pedir a ajuda dessas organizações para encontrar o seu cachorro, pois geralmente eles possuem bastante visibilidade e influência na comunidade em que atuam.

Por isso, mande e-mails, telefone ou vá pessoalmente ao maior número de abrigos e ONGs que puder.

É importante deixar suas informações de contato e a foto do cãozinho nesses locais.

Assim, caso ele apareça por lá, eles poderão te avisar!

Veja também:

15 coisas que você deve parar de fazer com seu cachorro

Curiosidades e dicas sobre os cães

5) Utilize aplicativos e contrate um profissional especializado

Atualmente, existem alguns sites e aplicativos desenvolvidos para a busca de cães perdidos. Neles, é possível incluir fotos, características do pet e receber informações de pessoas de vários lugares.

Essas plataformas colaborativas auxiliam muito a busca em tempo real e permitem que você mapeie as pistas que recebeu dos outros usuários, vale a pena tentar!

Uma outra alternativa interessante é entrar em contato com pessoas treinadas na busca de cães, sim, hoje essa função é uma realidade principalmente nos grandes centros urbanos.

Esses profissionais possuem técnicas específicas e farão um verdadeiro trabalho investigativo para trazer o seu cachorrinho de volta para casa.

O mais legal é que geralmente eles trabalham em conjunto com cães farejadores que poderão indicar por onde seu cãozinho passou. Incrível, não é?

4) Ofereça uma recompensa

Como encontrar um animal perdido

Infelizmente muitas pessoas agem de má fé e podem capturar o seu cãozinho nas ruas com o intuito de vendê-lo, principalmente em se tratando de um cachorro filhote ou de raça.

Por isso, caso você ofereça uma recompensa pelo seu cãozinho, essas pessoas podem se sentir motivadas a devolvê-lo, já que de qualquer maneira acabariam recebendo dinheiro.

Oferecer recompensa também é uma maneira de motivar muitas outras pessoas a saírem na busca do seu amigo canino.

Com certeza essa é uma boa estratégia para acelerar o processo e finalmente encontrá-lo.

3) Lance mão da tecnologia

Maneiras de encontrar um cachorro perdido

A dica número três pode realmente facilitar em muito o resgate do seu cãozinho desaparecido, porém é necessário que você já tenha se prevenido dessa situação antes mesmo que ela aconteça.

Se trata das coleiras de identificação ou microchips de rastreamento! Uma excelente ferramenta a disposição dos tutores que querem se precaver do sumiço de seus cãezinhos.

Ambas as opções podem ser muito úteis nesses casos. A coleira de identificação é mais simples e mais barata, e consiste em um pingente gravado com informações essenciais, tipo: endereço, telefone e nome para contato.

Este acessório simples pode garantir que quem encontre seu pet possa devolvê-lo sem maiores dificuldades.

Já o microchip é uma tecnologia mais sofisticada que permite ao dono rastrear o cachorrinho perdido e localizá-lo via satélite com uma precisão exata.

Claro, existe um custo maior para isso, mas pode realmente valer a pena, visto que essa é a alternativa mais assertiva na busca de um animal perdido.

A implantação do chip é simples, feita de forma subcutânea, indolor e sem causar nenhum dano à saúde do seu pet, consulte o seu veterinário ou pet shop para saber onde encontrar esse serviço mais próximo a você!

2) Maneiras de encontrar um cachorro perdido: realize rondas noturnas!

Principalmente se for o caso do seu cachorro ter fugido por ter se assustado com algum barulho.

É muito comum que os cachorros se assustem com barulhos altos como fogos de artifícios ou escapamentos de motocicletas, por exemplo.

Caso isso aconteça, é provável que seu cachorro se esconda em algum lugar e só saia quando se sentir seguro, que geralmente acontece à noite, quando há menos movimentação e barulhos.

Por isso, é muito importante que você realize buscas noturnas pelo seu bairro e redondezas, leve uma lanterna e peça ajuda de mais pessoas. Sempre chamando pelo nome do cãozinho.

Verifique em vielas, espaços estreitos e outros possíveis locais que possam servir de esconderijo.  

1) Reforce o cheiro dele pela redondeza

Em primeiro lugar, a melhor dica para resgatar um cachorrinho perdido é: use o próprio cheiro do cachorro como guia para ele voltar para casa!

É de conhecimento de todos que os cães possuem um olfato excelente, sua capacidade de sentir cheiros é 200 vezes maior que a dos seres humanos!

Enquanto nós possuímos cerca de 5 milhões de células olfativas, os cães têm mais de 220 milhões delas. Por isso, o olfato funciona como uma bússola para o seu cãozinho.

Alguns estudos apontam que um cachorro é capaz de identificar um cheiro conhecido a até 2 quilômetros de distância! Está convencido de que esse é um excelente método de procurá-lo?

Então você vai precisar de algum objeto de uso do seu cachorro, pode ser uma roupinha ou até sua própria caminha,

quanto mais usado pelo cãozinho melhor, e então, ao sair para realizar as buscas você deve levar o objeto consigo.

Coloque para fora do carro, ou leve em suas mãos caso esteja caminhando, o importante é que fique bem exposto para facilitar a identificação por parte do cachorro.

Essa dica é realmente valiosa e fará muita diferença nas buscas!

Bom, você conferiu as 10 dicas mais eficazes para quem está procurando um cãozinho desaparecido.

Espero de coração que elas sirvam para trazer o seu amigão de volta para o lar!

E nunca desista de procurá-lo, independente do tempo que passar, sempre é possível encontrar seu cachorro de volta.

Você gostou das dicas? Então contribua com o seu like, e também inscreva-se no nosso canal: Amor Por Animais!

Compartilhe esse artigo com quem está procurando um cachorrinho perdido.

Boa sorte nas buscas, um grande abraço!

Gostou? Então compartilhe!

Veja também

Comentário

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments