É preciso dar banho em cachorro?

É preciso dar banho em cachorro?

Gostou? Então compartilhe!

Hoje vamos falar um pouco se é preciso dar banho em cachorro. Acho que tem duas formas de fazer isso, uma maneira muito comum, e conhecida por todos que é banhar,

colocar shampoo e secar no secador e depois perfume com o qual digo claramente, não concordo, pois não parece saudável para nosso cachorro.

Outra maneira muito simples, muito fácil e natural, que trará muitos benefícios tanto para nosso cachorros como para nós mesmos, leia até o final desse artigo, pois vamos mostrar para você, o que estou querendo dizer. 

É preciso dar banho em cachorro?

Hoje em dia vejo pessoas que dão banho em seus cachorros uma vez por mês, a cada 15 dias, ou uma vez por semana, o que me parece um exagero, é demais dar banho no cachorro assim.

Por que, os cachorros têm uma gordura em sua pele, que é uma gordura que ajuda a protegê-lo tanto do meio ambiente, das intempéries, é como uma impermeabilização e seu pelo fica forte, fortalecido e a pele protegida, quando damos banho nele, o shampoo retira essa gordura.

A cada vez que se retira essa camada de gordura, o pelo se enfraquece, ficando exposto e cada vez mais fraco e a pele mais sensível também. 

Sem contar o efeito do secador no pelo, quem usa secador sabe disso, é muito agressivo para o cabelo humano, o mesmo vale para o pelo dos cachorros.

É preciso dar banho em cachorro

Então é claro, depois que eles nos dizem que devemos dar banho uma vez por mês ou a cada 15 dias, eles nos vendem vitaminas para fortalecer o pelo que eles ajudaram a enfraquecer, isso não faz sentido nenhum para mim, então vou explicar como faço.

Aos que me perguntam o que faço quando o cachorro fica sujo, vem com lama ou entrou em uma poça – água – se o cachorro estiver muito sujo e você quiser levar para casa, use um pouco de água, para as partes enlameadas e uma toalha para secar e pronto, não requer mais nada.

Agora, se você tiver um jardim, o cachorro pode ficar do lado de fora. Meus cachorros quando eles vem cheios de lama por entrar em uma poça, ficam longe de casa, eles ficam no jardim e em umas duas horas eles secam e a terra cai e fica tudo bem, e se não, então um pouco de água ajuda.

E agora vamos falar sobre, perfume, isso é bom ou ruim? É muito ruim, não vejo sentido em perfumar um cachorro, pois é prejudicial para a saúde psicológica do cachorro, porque os cachorros se identificam pelo cheiro.

Eles são guiados pelo olfato, é muito importante para eles, e quando são perfumados os cachorros não se reconhecem, e isso gera estresse e ansiedade,

é muito comum ouvir as pessoas dizendo que mandou o cachorro ao pet shop lhe deram banho e deixaram-no bonito, e em seguida ele foi ao parque e a primeira coisa que fez foi se sujar na lama, ou em algum excremento, e isso é normal.

O cachorro quer recuperar seu cheiro novamente, por isso ele se suja. Então fique sabendo que perfume nenhum é necessário, lembre-se disso cachorro não são pessoas, então nada de perfume. 

Bem agora vou falar como faço para manter meus cachorros limpos e acima de tudo para não cheirarem mau.

Minha casa é muito pequena e meus cachorros moram nela, eu tenho quatro, além dos que chegam aqui e também entram.

Meus amigos sempre me dizem que minha casa não tem cheiro de cachorro, apesar dos inúmeros cachorros que estão aqui, você sabe qual é o segredo?

Escovar, simples assim, escove os cachorros com uma escova adequada para cachorros de tamanho pequeno.

Veja também:

Alimentos de humanos bons para os cães

É preciso dar banho em cachorro

É uma escova simples, pequena e qual é sua função? Tanto para cachorros de pelo longo quanto de pelo curto, serve para remover os pelos mortos.

Ao escovar o cachorro, sempre escove a favor do crescimento dos pelos, quando o cachorro é escovado todo pelo morto é removido, e retira também poeira, sujeira, terra ou o que quer que esteja lá dentro.

Quando o pelo morto não é removido, isso é o que gera mau cheiro, e também, porque o pelo morto é matéria orgânica e está se decompondo lentamente, e é isso que faz com que gere mau cheiro no cachorro.

Além do fato de a pele não estar sendo ventilada ou arejada, então quando escovamos evitamos que o cachorro cheire mal, e tenha aquele cheiro penetrado em sua casa, é tão simples, com uma escova se faz milagre.

Faço isso no mínimo de duas ou três vezes por semana, é o que eu faço com os meus cachorros, costumo escova-los mais, porém para pessoas em geral, para manter um cachorro saudável, e com pelos que não cheiram mal, mas duas ou três vezes por semana é o suficiente.

Para os cachorros de pêlo comprido, para manter uma textura macia e sedosa, após usar a escova, passe também um pente.

São pentes comuns que podem ser encontrados em qualquer petshop, e com eles damos mais maciez, suavidade e delicadeza aos pelos.

Para encerrar esse tópico que é bem simples, vamos falar do brilho, quero que meu cachorro fique brilhoso, o que eu faço então?

eu vou enrolar um pedaço de pano nas mãos, pode ser tecido, veludo ou camurça, e acariciar o cachorro como se estivesse fazendo massagem, exercendo uma leve pressão, não com muita força, massageie o cachorro sempre a favor do crescimento do pelo.

Qual é a função disso? Espalhar a gordura do cachorro, a gordura que lhe falei no início.

Ela vai se espalhar e proteger a pele, dando um brilho incrível na pelagem do seu cachorro, principalmente aqueles com pelos escuros, como os cachorros pretos, os cachorros marrons, quando fizer isso vai perceber que vão brilhar bem mais, assim como um dos meus cachorros.

As pessoas me perguntavam muito o que eu fazia, como eu mantinha o pelo tão brilhoso, eu dizia que nunca dava banho nele, somente uma vez a cada dois anos, e assim o mantinha saudável, e por isso que eu digo que a melhor maneira de cuidar da saúde da pelagem do nosso cachorro.

 Agora qual será o benefício disso para nós e para nossos cachorros?

É preciso dar banho em cachorro

O primeiro é o vínculo. Por ter um contato tão próximo com o cachorro e estar constantemente perto, não apenas vivendo perto, mas também acariciar os cachorros, estamos criando mais vínculo, e isso é muito importante.

Outra coisa, meus cachorros trabalham em intervenções assistidas e uma de suas funções no trabalho é serem acariciado, porque já está cientificamente comprovado que ter contato com os animais e acariciá-los nos dá sensação de bem-estar, uma sensação de calma, de relaxamento onde quer que você olhe há benefícios.

Então, não dê tanto banho no cachorro, faça algo mais simples, calmo e mais relaxado. Pegue o cachorro, faça uma massagem com um pano como eu digo, veludo, camurça, e problema resolvido.

Você terá seu cachorro saudável acima de tudo, sem mau cheiro.  Bom pessoal espero que tenham gostado do artigo, e espero que como sempre tenha sido útil. 

Deixe seu like, compartilhe sua opinião na seção de comentários logo abaixo. Considere a possibilidade de se inscrever no nosso canal, Amor Por Animais.

Gostou? Então compartilhe!

Veja também

Comentário

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments