Como ensinar o seu cachorro a dar a patinha

Como ensinar o seu cachorro a dar a patinha

Gostou? Então compartilhe!

Como ensinar o seu cachorro a dar a patinha? Vamos explicar aos tutores de cães como ensiná-los um truque muito fofo, que sempre encanta a todos: vamos descobrir como fazer os cachorros darem a patinha.

Você já viu algum cãozinho oferecendo a pata para o seu dono? Já tentou estimular seu cachorro a repetir esse truque, mas não obteve sucesso?

Será que todos os cachorros conseguem aprender a dar a patinha? Bom, é o que vamos responder logo na sequência!

Se você quer muito ensinar o seu cão a dar a patinha continue lendo, pois vamos revelar uma dica certeira, que funciona com todos os cachorros!

Tenho certeza que após conferir essas instruções você vai conseguir treinar o seu cãozinho! Então vamos às dicas?

Passo a passo: Como ensinar o seu cachorro a dar a patinha

Como ensinar o seu cachorro a dar a patinha?

Não é novidade para ninguém que os cachorros são animais muito inteligentes, capazes de aprender muitas coisas de forma muito rápida!

Eles também possuem uma intuição muito aguçada e podem perceber as emoções de seu dono, com certeza você já foi consolado pelo seu amigão de quatro patas em algum momento.

É comprovado por estudos que os cachorros são capazes de perceber até 12 tipos diferentes de emoções em seus tutores! Incrível como esses bichinhos são espertos, não é? 

A inteligência dos cachorros permite que eles se comuniquem de formas cada vez mais claras com seus donos.

Você já viu um sistema de botões com comandos de voz o qual o cachorro aperta para comunicar o que deseja naquele momento?

É um jeito muito impressionante de conversar com seu cão, pois ele pode montar frases completas, como se realmente estivesse falando com você!

Isso parece muito complexo para um cachorrinho, não é mesmo? Bom, nem tanto!

A capacidade intelectual desses animais é muito maior do que imaginamos.

Portanto, ensinar o seu cachorrinho a dar a patinha será uma tarefa muito simples, basta aprender a técnica correta e ter um pouco de paciência.

Antes de explicar o que você deve fazer para seu cachorro reproduzir esse truque especificamente, vamos entender um pouco sobre os benefícios de adestrar seu pet?

Bom, além de divertidos, os comandos para cães podem reforçar comportamentos positivos e melhorar a saúde física e mental do seu amigo.

Existe uma lista de truques fáceis e divertidos para ensinar ao seu cão e isso pode ser muito bom para ele!

Quando ensinamos algo para o cachorro, estamos desafiando o animal a aprender uma novidade e isso estimula o seu raciocínio e sua capacidade cognitiva.

Dedicar um tempo para adestrar o seu cão traz muitos benefícios, confira alguns:

Quais os benefícios do adestramento?

Como ensinar o seu cachorro a dar a patinha

  • Saúde da mente: quando estimulamos o raciocínio e a memória do cachorro, também contribuímos para que ele se sinta mais motivado, ativo, tranquilo e menos ansioso ao longo do dia;
  • Saúde do corpo: levar o cachorro para passear diariamente é fundamental. Porém, a prática de truques também é responsável por estimular o pet a se exercitar, o que é muito benéfico para o seu organismo;
  • Comportamento: além de os cachorros treinados ficarem menos ansiosos e entediados, os cães que aprendem truques se tornam mais obedientes, focados e calmos. O que facilita a correção de problemas de comportamento.
  • Comunicação: à medida que o cachorro aprende truques, ele fica mais atento, em estado de alerta e aprende a entender melhor e mais rápido os seus sinais, da mesma forma que você também aprende a interpretar os dele.

Viu só quantas vantagens você e seu cãozinho têm graças ao treinamento? Além de tudo o que foi citado, quando realizamos sessões de adestramento positivo,

acabamos por dedicar um tempo exclusivo para o pet, e com certeza ele irá amar demais ter a sua atenção só para ele! Dessa forma o vínculo afetivo é reforçado entre vocês.

Agora que você já sabe a importância do ensino de truques para seu filho de quatro patas, pode estar se perguntando: certo, mas como fazer isso?

Para que isso dê certo, e seja de fato benéfico e divertido para o seu cão, é preciso aplicar a técnica correta, ter paciência e jamais ser rude ou violento com o cachorrinho.

Por isso, chamamos esse tipo de ensino de “reforço positivo”.

Então vamos falar como o reforço positivo funciona e de que forma você poderá utilizá-lo para ensinar o seu cachorro a dar a pata!

Você já se perguntou como os cachorrinhos aprendem a dar a pata? Isso é tão fofo, não é? Será que seu cachorro também consegue? Bom, é claro que sim!

Antes de ensinar o seu cachorro a dar a patinha é importante que ele já conheça um truque anterior a esse: ensine-o primeiramente a sentar!

Este é um dos truques mais populares, o famoso “senta” irá ajudar o seu cachorro a se acalmar e se concentrar nos outros comandos que você deseja que ele execute.

Como Ensinar um Cão a Dar a Pata

Então, vamos lá, preste bem atenção no que você precisará fazer:

  • Primeiro pegue o petisco favorito do seu cachorro; E então chame a atenção do seu amigo com essa guloseima;
  • Movimente o petisco do focinho do cachorro até a parte de trás da cabeça dele, provocando o movimento de sentar de forma intencional, já que ao acompanhar a movimentação do petisco o cachorro acabará sentando;
  • Então, quando o cachorro sentar, diga de maneira clara a palavra “senta”, e na sequência entregue o petisco para ele.
  • Para finalizar, elogie o comportamento do seu cachorrinho todas as vezes que ele executar o comando de maneira correta. 

Repetindo esse processo algumas vezes você conseguirá ensinar o seu cachorro a sentar, e com o passar do tempo não será mais necessário oferecer o petisco, ele já entenderá o comando e se sentirá recompensado com o elogio.

Bom, então, após obter sucesso com esse primeiro comando, o seu cachorrinho já está apto a aprender novos truques, como por exemplo, aprender a dar a patinha!

Isso porque ele já consegue se concentrar, já aprendeu a te ouvir e também já entendeu que você está tentando ensinar coisas novas para ele.

Uau, esse é o momento perfeito! Então vamos lá, prepare-se para aprender a ser um bom professor para o seu cachorrinho! 

O truque de dar a pata é tão popular quanto o truque de sentar, mas esse velho comando sempre impressiona as pessoas e faz todo mundo cair de amores pelo seu cachorrinho.

Mas você sabia que esse truque fofinho também tem uma utilidade prática?

Pois é! Depois de aprender a dar a patinha, o seu cachorro fica mais engajado em brincadeiras e atividades que estimulam os sentidos dele, como por exemplo: adivinhar em que mão está o petisco!

Essa é uma brincadeira muito divertida e gostosa, né? Mas, antes de chegar lá, vamos conferir agora como ensinar o seu cachorro a dar a patinha.

Veja também:

Como ensinar o cachorro a fazer necessidades no lugar certo

É preciso dar banho em cachorro?

Como fazer o cachorro dar a pata

Primeiramente, coloque em prática o primeiro truque que você ensinou:

  • Peça para o seu cachorro sentar!
  • Se o cachorro estiver usando uma coleira, segure-a e diga em voz clara “fica”! Mantenha uma mão aberta na frente dele, mas não toque o cachorro.
  • Pegue um petisco com a mão fechada, sem mostrá-lo para o cãozinho, apenas deixe que ele sinta o cheiro da guloseima.
  • Afaste-se devagar do cachorro, nesse momento ele precisa se manter sentado e parado, caso ele tente se movimentar retorne para perto dele e repita o comando “fica”.
  • Então, após tomar uma certa distância do cachorro de forma que ele ainda possa alcançá-lo, espere que o cãozinho estique a pata em sua direção.
  • Neste momento você deve dizer em voz clara o comando “dá a pata”, então assim que o cachorro se aproximar com e estender a pata, abra a sua mão e revele o petisco!
  • Ele ficará muito feliz e satisfeito e assim entenderá que fez algo bom e por isso ganhou um petisco. Nunca se esqueça de elogiar seu pet todas as vezes que ele acertar, diga algo do tipo “bom garoto”, “muito bem”, “parabéns”.
  • Dessa forma ele não dependerá mais dos petiscos para repetir o comando. Viu só como é fácil ensinar o seu cachorrinho?

Existe uma infinidade de truques que seu melhor amigo pode aprender e como falamos anteriormente, os cachorros são animais super inteligentes, capazes de guardar muitas informações na memória!

Muitas pessoas pensam que os truques são destinados apenas a cachorros menores, de porte pequeno, ou ainda, acreditam que somente os filhotes são capazes de aprender.

Mas, na verdade, não existe nenhuma restrição ao adestramento!

Todos os cachorros são capazes de aprender, pequenos ou grandes, novinhos ou mais velhos, basta que o tutor tenha paciência e amor ao ensinar!

Falando nisso, é necessário haver alguns cuidados com o adestramento.

Mesmo que os truques sejam benéficos e recomendados pelos médicos veterinários, é preciso atenção no momento de ensinar os comandos.

É super importante saber o que podemos ensinar para um cachorro e claro, garantir que o pet e o tutor estejam se divertindo nesse momento. Respeite seu amigo e saiba parar quando ele estiver cansado.

É importante reforçar também que os treinamentos mais complexos como controle de agressividade ou circuitos de agilidade, devem ser ministrados apenas por profissionais adestradores, já que eles dominam técnicas que garantirão a segurança do pet e do tutor.

Adestramento de cães

Bom, se você ainda está enfrentando dificuldades para ensinar o seu cachorrinho a dar a pata, vamos revelar uma dica que vai desbloquear esse truque de uma vez por todas!

Isso mesmo, existe um detalhe que pode estar atrapalhando a concentração do seu cachorrinho… Atente-se para o tipo de petisco que você está oferecendo no momento da aprendizagem!

Isso porque, alguns petiscos são esfarelentos e acabam se desmanchando e espalhando muito farelo ao redor do cachorro. E aí, pense comigo, o que é mais interessante?

Prestar atenção em um humano falando ou lamber todos os resquícios de petisco? Resquícios de petiscos, é claro! hahah.

Bom, então da próxima vez, ao invés de oferecer um biscoito, tente trocar por um pedacinho de carne, frango ou queijo.

Assim você evita os farelos e ganha a atenção do bichinho toda para você! Ah, claro… nunca se esqueça de elogiá-lo verbalmente e até mesmo de fazer um carinho, assim ele vai abandonando a necessidade de sempre ganhar um petisco.

E aí, já tinha pensado nessa dica? Oferecer um petisco que o pet engula de uma só vez pode ser a solução desse problema!

Depois de ler esse artigo você já deve estar ansioso para ensinar o seu cachorrinho a dar a pata, não é mesmo?

Legal! Com certeza você e seu pet irão se divertir muito! Eles têm uma capacidade incrível de aprender, não deixe de explorar isso, claro, sempre respeitando o limite do seu amiguinho de quatro patas!

Você gostou das dicas? Vai colocá-las em prática?

Então por favor, deixe o seu like, e se você conhecer alguém que está tentando ensinar truques para um cãozinho, não deixe de compartilhar esse artigo!

Gostou? Então compartilhe!

Veja também

Comentário

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments